:root { --editorial-color: #556373; } body { writing-mode: horizontal-tb; font-family: var(--font-family-primary, sans-serif), sans-serif; }
Logo R7.com
Logo do PlayPlus

Gabinete de Segurança de Israel recomenda aprovação do acordo de cessar-fogo

Governo confirma que primeiros reféns devem libertados no domingo

Encurtando Distâncias|Mathias BroteroOpens in new window

O Gabinete de Segurança e Política de Israel recomendou, nesta sexta-feira (17), que o acordo de cessar-fogo seja aprovado.

Gabinete de Segurança de Israel recomenda aprovação do acordo de cessar-fogo. GPO

“Após a análise de todos os aspectos políticos, de segurança e humanitários; e com a compreensão de que o acordo proposto apoia o alcance dos objetivos da guerra, a Comissão Ministerial de Assuntos de Segurança Nacional recomendou ao governo a aprovação do plano proposto”, informou um comunicado da equipe do premiê Benjamin Netanyahu.

Os termos ainda precisam ser aprovados em uma reunião do governo, que será convocada hoje, de acordo com o comunicado. O gabinete do premiê confirmou também que espera que os primeiros reféns sejam libertos no domingo (19).

Antes dos encontros, houve uma avaliação da situação de segurança relacionada à implementação da trégua, segundo uma nota divulgada pela equipe do premiê. Além disso, os familiares dos sequestrados foram informados sobre as atualizações e Netanyahu instruiu o Coordenador de Reféns e Desaparecidos a iniciar os preparativos para a recepção dos reféns.

Recursos à Justiça

Após a aprovação, ainda precisa haver tempo hábil para que a população possa apresentar ações à Suprema Corte de Israel contrariando algum termo do acordo, por exemplo, sobre a libertação de prisioneiros palestinos. Mas segundo a imprensa israelense, a expectativa é de que a etapa seja concluída rapidamente.

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.