Com apoio da Anac, Newton in a Box chega para estimular jovens a conhecer o mundo da aviação
Brasil foi o primeiro país do Hemisfério Sul a receber o projeto com oficinas em Ciências, Tecnologia, Engenharia e Matemática

O projeto Newton in a Box chegou ao Brasil para inspirar os estudantes de nível médio a entrar no mundo da aviação. Lançado oficialmente nessa terça-feira, 20 maio, o projeto vai levar aos alunos de ensino médio de São José dos Campos (SP) uma série de oficinas STEM (Ciências, Tecnologia, Engenharia e Matemática, na sigla em inglês). O objetivo é mostrar à próxima geração de inovadores e profissionais da aviação como a criatividade e a exploração científica podem desenvolver competências e abrir novas perspectivas no mercado de trabalho.
Ao todo, 1,5 mil jovens das redes pública e privada devem participar das atividades até o dia 6 de junho. O programa inclui palestra sobre as profissões relacionadas ao setor aéreo, visita guiada ao aeroporto e experimentos de física, desenho de aeronaves e uma sessão de voo simulado.
Para o diretor-presidente substituto da Anac, Roberto Honorato, essas atividades contribuem para a aproximação entre o transporte aéreo e os jovens estudantes. “A aviação é um setor intensivo em gente, tecnologia e inovação. Para que esse ecossistema continue crescendo de forma sustentável, é essencial investir em educação desde cedo. E iniciativas como o Newton in a Box, alinhadas aos objetivos do programa Asas para Todos, ajudam a aproximar os jovens do universo da aviação e a inspirar futuros profissionais”, avalia.
Em São José dos Campos, as atividades começaram no dia 12 de maio e vão até 6 de junho, com supervisão de 93 voluntários da Anac, Boeing, SJK Airport, Associação das Mulheres Aviadoras do Brasil (Amab), Aeroclube de São José dos Campos, Safe Escola de Aviação, Instituto de Pesquisas e Ensaios de Voo (Ipev) e Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial da Aeronáutica (DTCA). Esse grupo é responsável por guiar os estudantes das escolas convidadas pelas secretarias Municipal e Estadual de Educação e apresentar o conceito Newton.
“Esta iniciativa faz parte do nosso compromisso mais amplo de promover a educação STEM, expandir o o a oportunidades e construir parcerias duradouras que apoiem o futuro da aviação e da tecnologia na região”, destaca Landon Loomis, CEO da Boeing Brasil.
Para o presidente do Conselho de istração Aeropart AS, Eduardo Valle, “receber o Newton Project em sua primeira visita ao Brasil é uma honra para o SJK Airport” e “estimular nossos jovens a seguirem carreiras em STEM é essencial para ampliar o capital intelectual da região e preparar uma nova geração de profissionais para atender às demandas crescentes das indústrias do Vale do Paraíba”.
Trajetória
O Newton in a Box chega pela primeira vez ao Hemisfério Sul para desenvolver competências futuras, apoiar comunidades locais e fortalecer o papel da ciência na sociedade por meio de atividades direcionadas aos estudantes de ensino médio. O conceito das atividades foi criado em 2018 e conta com ações na Europa, Turquia e China.
“A educação em STEM que seja prática, diversificada e de qualidade ainda é um desafio global. Com o Newton, nosso compromisso é proporcionar experiências de aprendizado inspiradoras, fundamentadas em pesquisa e guiadas pelo conhecimento,” afirma Per-Arild Konradsen, CEO e Fundador da FIRST Scandinavia.
✅Fique por dentro das principais notícias do dia no Brasil e no mundo. Siga o canal do R7, o portal de notícias da Record, no WhatsApp