Finlândia termina construção do primeiro trecho de cerca na fronteira com a Rússia
Estrutura vai impedir que migrantes cruzem a região e deve ser concluída em 2026; países têm ado de hostilidades, segundo especialista
Conexão Record News|Do R7
A Finlândia concluiu a construção do primeiro trecho de uma cerca ao longo da fronteira com a Rússia. Os 35 km iniciais da estrutura são equipados por grades metálicas, arames farpados, além de câmeras, sensores e alto-falantes. A construção começou em 2023, deve cobrir 200 dos mais de 1.300 km da fronteira com os russos e tem previsão de ser concluída no final de 2026.
Segundo as autoridades finlandesas, o objetivo da cerca é impedir que migrantes cruzem a região por áreas de floresta. A fronteira da Finlândia está fechada para russos, como resposta à guerra na Ucrânia. A proteção também pode ser usada contra uma invasão de tropas russas, o que é considerado como algo possível pelo governo finlandês.
Em entrevista ao Conexão Record News desta quinta-feira (22), Manuel Furriela, mestre em direito internacional, explica que a decisão de Donald Trump, de não defender mais os países europeus, fez com que a Finlândia tomasse a decisão de se proteger contra os russos.
“Com a invasão da Ucrânia, a Finlândia tomou uma providência que ela sempre evitava, que era de fazer parte da OTAN (Organização do Tratado do Atlântico Norte)”, afirma Furriela. “Isso não vai diminuir a tensão, aliás, aumenta a tensão na fronteira, mas tem um ponto favorável à Finlândia, que é poder contar com os outros estados europeus, caso ela sofra algum ataque, alguma invasão russa [...]”, finaliza.
Últimas