Uma parceria do Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, do Ministério da Educação e de outras três pastas vem implantando ações de promoção da boa alimentação nas escolas públicas, com foco no Programa Nacional de Alimentação Escolar. O objetivo é garantir que os alimentos oferecidos sejam saudáveis, com mais produtos in natura e produzidos pela agricultura familiar.
Em entrevista ao
Conexão Record News desta quinta-feira (22), Durval Ribas Filho, médico nutrólogo e presidente da Associação Brasileira de Nutrologia, vê com bons olhos o programa, listando como uma alternativa importante para o
equilíbrio alimentar, uma vez que a sociedade sofre com problemas de
desnutrição e obesidade infantis em diferentes contextos. "E acho também que, se for analisar hoje, a educação nutricional nas escolas seria maravilhosa, porque é o que nós estamos precisando", completa o médico.
Ribas Filho lista, dentre os benefícios, a melhora do
sistema de defesa com os nutrientes provenientes de uma alimentação correta. Segundo o especialista, o prato comum do brasileiro, com arroz, feijão, proteína e vegetais, configura a refeição completa para a boa dieta e com todos os nutrientes necessários para proteger o sistema imunológico e evitar o desenvolvimento de
doenças crônico-degenerativas. “Essas crianças vão ter muito mais saudabilidade porque estarão tendo a ingesta de um alimento de boa qualidade”, conclui o médico.