:root { --editorial-color: #556373; } body { writing-mode: horizontal-tb; font-family: var(--font-family-primary, sans-serif), sans-serif; }
Logo R7.com
Logo do PlayPlus

Você sabe quanta água é gasta a cada pergunta à inteligência artificial? Especialista explica

Com 400 milhões de usuários semanais, o gasto de água feito pelo ChatGPT pode chegar a 200 milhões de litros por semana, o que abasteceria uma cidade média

Conexão Record News|Do R7

Em entrevista ao Conexão Record News, nesta segunda-feira (19), o especialista em sustentabilidade Eduardo Felipe Matias comenta o impacto da inteligência artificial sobre o consumo de energia e explica como o avanço da tecnologia pode prejudicar o abastecimento de água potável.

O ChatGPT, assim como outras inteligências artificiais, necessitam de Data Centers — prédios dedicados a abrigar os servidores e processar as informações dessa tecnologia — para funcionar, demandando um alto gasto de energia e água potável para resfriar o local.

Segundo Matias, com o aumento do uso da inteligência artificial, o gasto de energia e água potável também aumenta. Hoje, estudos mostram que fazer de 20 a 50 perguntas para o ChatGPT pode gerar um gasto de 0,5 litro de água (0,01 a 0,025 litro a cada pergunta). Com uma média de 400 milhões de usuários semanais, o gasto chega a 200 milhões de litros por semana — o suficiente para abastecer cidades de médio porte, como Sorocaba e Guarulhos, por um dia.

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.