:root { --editorial-color: #556373; } body { writing-mode: horizontal-tb; font-family: var(--font-family-primary, sans-serif), sans-serif; }
Logo R7.com
Logo do PlayPlus
R7 Brasília

Moraes mantém depoimento de comandante da Marinha em caso que apura tentativa de golpe

Marcos Sampaio Olsen pediu ao ministro para não depor em favor de ex-comandante da Marinha, mas Moraes negou solicitação

Brasília|Do R7

Brasília (DF) 04/05/2023  Ministro da Defesa, José Mucio, e os comandantes da Marinha, Marcos Sampaio Olsen, do Exército, general Tomás Miguel Miné Ribeiro Paiva, e da FAB, r Marcelo Kanitz Damasceno na Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nac
Marcos Sampaio Olsen deve prestar depoimento nesta sexta Lula Marques/Agência Brasil - 4.5.2023

O ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Alexandre de Moraes negou nesta quinta-feira (22) um pedido feito pelo comandante da Marinha, Marcos Sampaio Olsen, para dispensar o depoimento dele na ação penal da tentativa de golpe de Estado após as eleições de 2022.

Olsen foi escolhido como testemunha de defesa do ex-comandante da Marinha Almir Garnier Santos, um dos réus que responde à ação no STF. Ao negar o pedido, Moraes manteve o depoimento de Olsen para esta sexta-feira (23).

leia mais

O comandante da Marinha tinha alegado ao Supremo que “desconhece os fatos objeto de apreciação na presente ação penal“. Garnier, contudo, defendeu a manutenção do depoimento de Olsen por entender que o interrogatório dele será relevante para o caso.

Mensagens obtidas pela Polícia Federal na investigação sobre a tentativa de golpe de Estado mostraram que Garnier teria afirmado que tinha tanques da Marinha prontos para iniciar o golpe após a eleição de 2022.


Após a divulgação dessa informação, a Marinha emitiu um comunicado, em novembro de 2024, para negar qualquer iniciativa a favor de um golpe de Estado.

À época, a força disse que “em nenhum momento houve ordem, planejamento ou mobilização de veículos blindados para a execução de ações que tentassem abolir o Estado Democrático de Direito”.


Segundo os advogados de Garnier, o depoimento de Olsen ao STF é fundamental para que ele explique sobre esse comunicado da Marinha e possa “esclarecer pontos essenciais à defesa do réu”.

Garnier responde por cinco crimes perante o Supremo: organização criminosa armada, golpe de Estado, tentativa de abolição do Estado Democrático de Direito, dano qualificado ao patrimônio público e deterioração de patrimônio tombado.

Fique por dentro das principais notícias do dia no Brasil e no mundo. Siga o canal do R7, o portal de notícias da Record, no WhatsApp

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.